Prefeitura Municipal de Contagem
Parque Gentil Diniz

Inaugurado em 5 de junho de 1991, o Parque Gentil Diniz tem uma área de 24.000 m2 e conserva um casarão do século XIX em estilo colonial, com estrutura de pau a pique, que retrata o padrão arquitetônico vigente em Contagem à época. O casarão foi tombado conforme o Decreto 9.886 de 31 de março de 1998 pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Contagem pela sua importância histórico-cultural e, nesta época, foi realizada sua última reforma.

Dentro do parque está o Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, espaço onde se reúne mensalmente o Conselho de Meio Ambiente de Contagem e que também é utilizado para realização das atividades de conscientização da comunidade e visitantes.

O parque apresenta exemplares do cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas. Cerca de 80% de seu terreno é coberto por árvores como as jabuticabeiras, símbolo da cidade, mangueiras, goiabeiras e jambeiros centenários. Também são encontradas várias espécies de animais como mico estrela e o caxinguelê, além de nascentes do Córrego das Acácias, que contribui para a represa de Vargem das Flores.

Devido à sua riqueza histórica, cultural e ambiental, o parque é bastante procurado por estudantes como objeto de pesquisa acadêmica, recebendo em média mil alunos por mês.

O Parque fica situado a rua Maria do Carmo Diniz, nº. 141, Nossa Senhora do Carmo e, atualmente, está em reforma.