Logo
   

Abraço ao Iria Diniz marca Dia Mundial de Combate à Aids em Contagem

Atividade visa promover a troca de informações sobre Aids, avanços em relação ao tratamento e a não discriminação aos portadores

Ronaldo Leandro

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids em Contagem, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira, 1° de dezembro, às 8h30, um abraço ao Centro de Consulta da Especializadas Iria Diniz, onde funciona a sede do Programa Municipal de Combate às DST/Aids. O ato, que já se tornou tradição na cidade, deve reunir mais de 1,5 mil pessoas.

A atividade teve o objetivo de promover a troca de informações sobre a Aids, avanços em relação ao tratamento, a não discriminação aos portadores do vírus e a divulgação de medidas de prevenção.
O tema deste ano: "Somos iguais. Preconceito não. Amor, carinho e respeito não transmitem Aids", chama a atenção para a necessidade do fim da discriminação aos portadores do vírus HIV. "O intuito da campanha é combater idéias equivocadas e mitos sobre a doença, que ainda são comuns no pensamento das pessoas", ressalta a coordenadora do programa municipal de combate à Aids, Sâmia Grasinoli.

Além do abraço, a Secretaria de Saúde de Contagem promoverá mutirões de testagem de Aids, sífilis, hepatites B e C em várias regiões da cidade. Este ano, as campanhas acontecerão no Iria Diniz, no dia 6 de dezembro, no Distrito Nacional, dia 9 e no Distrito Vargem das Flores, dia 10. Para fazer o exame, basta levar documento de identidade em algum dos locais de atendimento.

Para os usuários do Programa Municipal, está incluída na programação a "Semana do Paciente", entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Organizada pelos próprios pacientes, ela tem o objetivo de ser um momento de descontração dentro do tratamento e de troca de experiência entre eles. A semana contará com apresentação de filmes, jogos e palestras sobre temas pertinentes aos portadores de HIV/ Aids.

Dados de Contagem

Em 2009, a Vigilância Epidemiológica de Contagem, notificou 89 novos casos de Aids no município. A doença atinge mais pessoas com idade entre 30 e 39 anos, seguida pela faixa etária de 40 a 49.
Atualmente há 1477 pacientes adultos cadastrados no programa e 130 crianças que fazem tratamento ou acompanhamento de HIV e de doenças infecto-contagiosas.

Serviços

Dia Mundial de Combate a Aids

Data: 1° de dezembro (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Avenida João César de Oliveira, n° 2889, bairro Eldorado (em frente ao Iria Diniz).

Mutirões de Testagem

- 6 de dezembro, de 12 às 17h, no Iria Diniz - Av. João César de Oliveira, 2889 - Eldorado
- 9 de dezembro, de 13 às 16h30, na Unidade de Referência Nacional, à rua Floriano Peixoto, 645 - Bairro Nacional
- 10 de dezembro, de 13 às 16h30, na Unidade de Referência Vargem das Flores, à rua VL Seis, n° 283, bairro Nova Contagem

 

   

FOTO CRÉDITO: Ronaldo Leandro    FONTE: Secretaria de Saúde

PUBLICAÇÃO: 30/11/2010 14:51:57