Logo
   

Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial - Caps AD

A população de Contagem passa a contar com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), entregue pela prefeita Marília Campos e pelo secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, na última terça-feira, 24 de maio.

Com estrutura moderna, o CAPS AD possui espaços mais adequados e confortáveis para melhorar o modelo assistencial em saúde mental prestado aos usuários. A implantação da unidade propõe uma nova lógica para a abordagem do uso abusivo das drogas.

A inauguração integra o Mais Saúde, programa da Prefeitura que garante investimentos, ampliação e melhoria dos serviços de saúde em Contagem. O objetivo é garantir atendimento mais qualificado e humanizado aos dependentes químicos, incluindo os usuários de crack. A unidade propõe acolhimento e assistência integral aos usuários, abusadores e dependentes de álcool e outras drogas, responsabilizando-se pelo cuidado intensivo para os que necessitam de atenção em permanência/dia.

Durante a inauguração, a prefeita Marília Campos destacou o trabalho de toda a equipe dos trabalhadores da Saúde de Contagem. "A entrega dessa unidade representa mais um avanço que contribui para a reestruturação da Saúde no município".

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Caldeira Penna, ressaltou a importância do CAPS para o tratamento do álcool e drogas. "Com a implantação do CAPS AD estamos ampliando a estrutura da rede de Atenção à Saúde Mental de Contagem. Como muitos municípios não contam com essa unidade, estamos dando um grande passo, com uma equipe completa de profissionais para atender ainda melhor a população".

Aproximadamente 300 pessoas participaram da inauguração. O CAPS funciona à rua Monsenhor Teles, 212, bairro Alvorada, no Distrito Sede.


Atendimento qualificado

O atendimento no CAPS AD é feito por equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, psiquiatra, médico clínico, terapeuta ocupacional, farmacêutico, enfermeiro e assistente social. Os profissionais atenderão as demandas dos usuários e seus familiares, visto que o impacto das drogas não atinge apenas o usuário, mas todo núcleo sócio-familiar.

O acesso ao serviço será por meio de encaminhamentos oriundos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou pela demanda direta do usuário e seus familiares. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) abre de segunda a sexta-feira e feriados, das 7 às 19 horas.

O CAPS AD também propõe cuidado semi-intensivo para os que demandam atenção freqüente, mas não necessariamente todos os dias, e cuidado não intensivo para aqueles que apresentam certa autonomia. A unidade ainda é responsável pela articulação que visa o desenvolvimento de ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, de promoção da saúde e da qualidade de vida dos usuários e de seus familiares.

   

FONTE: Secretaria de Saúde

PUBLICAÇÃO: 25/05/2011 15:06:41