Prefeitura Municipal de Contagem
   

Missão dos técnicos de serviço da saúde é zelar pela vida

Homenageados na semana passada, profissionais são fundamentais para a eficiência do tratamento médico

Adelcio R. Barbosa

A técnica em enfermagem Maria Aparecida ajuda a cuidar dos pacientes na ala infantil

No corre-corre dos corredores do Hospital Municipal José Lucas Filho, em Contagem, personagens importantes no cuidado diário aos pacientes carregam medicamentos, alimentação e conferem se está tudo certo com as pessoas que precisam de atendimento. Eles são os técnicos em serviços de saúde, homenageados no dia 14 de abril.

Maria Aparecida, a Cida,  tem  17 anos de formada como técnica em enfermagem e diz estar realizada e feliz. Ela destaca a assistência às mães que passam dias  dentro dos quartos com os filhos internados. “Não é tão difícil dar conforto e assistência a elas, que às vezes só querem sair um pouco, tomar um café do lado de fora do hospital, respirar”, disse.

Mãe da pequena Jade, Eliane Francisco está com a filha internada na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do hospital. Ela destaca que sem o trabalho da técnica Cida os dias seriam mais difíceis. “Ela cuida de mim como se fosse uma irmã”, agradece.

Sem o trabalho de diagnósticos feito pelo técnico em radiologia Erisson de Araújo, todo o cuidado e tratamento dos pacientes seria inviável. “São os exames que descobrem as lesões e que no final fazem com que o médico consiga definir o melhor tratamento para o paciente”, ressaltou.

Os alimentos oferecidos aos pacientes são essenciais para a recuperação deles. A refeição é preparada por profissionais da área de nutrição, que ficam sempre atentos aos diagnósticos médicos para, com alimentação certa, auxiliar no tratamento. Rafaela Camilo é técnica em nutrição. Ela trabalha no lactário da Maternidade Joventina Paula de Jesus e é responsável pela supervisão de manipulação de dietas e pelo trabalho das lactaristas, que preparam o leite pasteurizado.

Ela também cuida da elaboração de etiquetas e confecção do mapa de dietas. “Reconheço e valorizo meu trabalho. Como técnica, sou considerada o braço direito do nutricionista”, afirma a profissional.

   

REPÓRTER: Lídia Bento   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 17/04/2017 18:24:48