Prefeitura Municipal de Contagem
   

Tecnologia auxilia alunos na busca de conhecimento

Atividades com o computador favorecem o desenvolvimento da leitura e escrita

Newton de Castro Resende

Desde a implantação das aulas, com a utilização dos computadores, foi observado uma melhora no comprtamento dos alunos

Após a reforma de uma sala, ao lado da biblioteca, o professor de inglês da Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos utilizou 30 computadores da escola para desenvolver um projeto digital. A ideia era levar a informática para perto dos alunos que não tinham contato com os equipamentos. O professor passou a utilizar o laboratório como forma de dar aulas da disciplina de inglês e a ensinar também a linguagem digital. “O trabalho é muito bom. Os estudantes adoram e não há problemas de disciplina. Eu acredito que a didática tende a funcionar e apoiamos bastante o projeto do professor Maikel”, destaca Nelma Maria Chaves, diretora da escola.

Noventa estudantes participam das atividades. Os computadores possuem programa de digitação de textos e permitem que os alunos aperfeiçoem a escrita e a leitura. Maikel também trabalha o combate ao cyberbullying, que são violências cometidas por meio da internet. Segundo o professor, o comportamento dos jovens, inclusive, evoluiu com as aulas. “Percebi que os alunos se desenvolveram na sala de aula e o aprendizado melhorou muito. Eu tenho visto que nas escolas, pedagogicamente falando, a informática deve caminhar junto com os professores e alunos”, explica Maikel.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) que tem o objetivo de disseminar conhecimentos tecnológicos nas escolas. Criado pelo Ministério da Educação, o ProInfo tira o aluno da sala de aula convencional para inseri-lo no ambiente da comunicação digital. Com o apoio das prefeituras, como a de Contagem, o governo federal incentiva o uso de softwares para a produção de conteúdos. Nos laboratórios, os estudantes aplicam o que é repassado pelos professores em jogos programados.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Newton de Castro Resende   

PUBLICAÇÃO: 14/06/2017 16:49:18