Prefeitura Municipal de Contagem
   

Endoscopias voltam a ser feitas no Hospital Municipal

Com o retorno da marcação de agendas, cerca de 200 pessoas já foram atendidas

Fábio Silva

Ana Lúcia de Souza é uma dessas pessoas que foram atendidas desde a retomada dos exames

Interrompidos em novembro de 2016, os exames de endoscopia no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) foram retomados no dia 15 de maio, quando aproximadamente duas mil pessoas aguardavam na fila. Desde então, aproximadamente 200 pessoas tiveram exames marcados entre os meses de maio de junho. “A previsão é de que mais 1200 exames sejam agendados até o final do ano, uma média de 200 em cada mês”, afirma a diretora de Apoio e Diagnóstico do CHC, Gabriela Coelho Ribeiro.

Ana Lúcia de Souza é uma dessas pessoas que já conseguiram ser atendidas. Ela comenta a importância do acesso ao exame: “Tenho artrite reumatoide, preciso tomar corticoides e fazer acompanhamentos médicos diversos. Em fevereiro, o médico fez o pedido do exame. Com os resultados em mãos, vou até o Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz”, diz.

O endoscopista Danilo Caldeira Rocha, um dos especialistas do hospital, explica que o CHC é o único no âmbito da rede SUS/Contagem a oferecer serviços de endoscopia. “Além de termos conseguido reabrir as agendas de marcação de exames de endoscopia, também estamos preparados para atender a pacientes graves, crianças e pacientes com necessidades especiais”, enfatiza o médico. Os exames de endoscopia são indicados para diagnóstico e tratamento de doenças no estômago, esôfago e duodeno.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Fábio Silva    

PUBLICAÇÃO: 14/06/2017 16:01:11