Prefeitura Municipal de Contagem
   

Forma de identificar violência contra o idoso é tema de palestra

Evento promovido pela prefeitura marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Na próxima quinta-feira (15) é celebrado o Dia mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promove na quarta (14) a palestra "Novas formas de habitar a velhice na perspectiva de uma ecologia humana: apropriar-se do passado, ressignificar o futuro e cuidar do presente.

A palestra será ministrada pela psicóloga Geisa Maria Emília Lima, especialista e mestre em gerontologia, às 14h, no auditório da UNA Contagem. Além de abordar as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, o evento debaterá o que fazer e como identificar a violência contra o idoso.

Conscientização

A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) no intuito de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Para enfrentar e coibir a violência contra o idoso, a Prefeitura de Contagem atua em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso e a Promotoria do Idoso. Também desenvolve projetos para garantir o envelhecimento saudável, como Hidro Melhor Idade,Programa Vida Saudável e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Além da palestra, a prefeitura promoverá atividades, ao longo do mês de junho, com intuito de emancipar e empoderar a voz dos idosos. Segundo o diretor-geral da Defesa do Direito da Pessoa Idosa, Márcio Júnior,  "a campanha terá um caráter de apropriação municipal com palestras em vários equipamentos e espaços da cidade como forma assegurar dignidade e atenção à pessoa idosa", destacou.

 

   

REPÓRTER: Carol Cunha  

PUBLICAÇÃO: 13/06/2017 16:02:38