Prefeitura Municipal de Contagem
   

Prefeitura realiza sonho da casa própria de 705 famílias

Meta é entregar 6 mil títulos de propriedade até o fim do mandato do prefeito Alex de Freitas

Cassio Matias

Alex de Freitas entregou os títulos de propriedade a moradores de cinco bairros vizinhos

Em cada rosto das centenas de pessoas que estavam prestes a realizar um sonho dava para imaginar a história de sofrimento e insegurança de anos de espera para regularizar o imóvel onde moram. Aos poucos, a expressão foi tomada pelo sorriso fácil. No início da noite de terça- feira (13), o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, entregou 705 títulos de propriedades a moradores dos bairros vizinhos Estrela Dalva, São Mateus, Conjunto Confisco, Arvoredo e Recanto.

A entrega das escrituras foi no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Parque Linear São Mateus. A família de Nailma Alves, de 61 anos, foi uma das agraciadas. Ela lembrou de quando se mudou para a região ao lado do marido, que já morreu. Comemorou as melhorias no bairro, mas faltava a garantia legal da propriedade para sossegar o coração. “Esperei por 38 anos essa escritura e hoje posso deixar para meus filhos uma herança, que foi conquistada com muito suor do nosso trabalho”, disse.

Nivaldo Nilo da Silva, de 83 anos, morador da região há 35, destacou que as promessas de regularização dos imóveis era antiga. Como nada foi feito nos últimos anos, o idoso chegou a imaginar que nunca teria a escritura da casa. “Agora estou satisfeito, pois tenho uma garantia e posso dizer que sou dono de um imóvel”, festejou.

Tereza de Freitas Souza, de 69 anos, disse que também já tinha perdido a esperança. “Estou muito feliz não só por mim, mas por toda a comunidade que está recebendo essa garantia”, enfatizou. Zé Gordo, como o líder comunitário da região é conhecido, agradeceu a prefeitura e a forma com a atual gestão vem tratando a população.

Ele lembrou das reuniões e do apoio dado à comunidade pelo Conselho Municipal de Habitação. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, pois houve momentos em que eu achei que morreria antes de receber esse documento”, desabafou.

before

O prefeito destacou a importância das escrituras para as famílias beneficiadas

Agora a Casa é Minha

A regularização dos imóveis foi viabilizada com a criação do programa habitacional “Agora a Casa é Minha”. Até o final do mandato de Alex de Freitas, a meta é entregar cerca de 6 mil títulos de propriedade, além de construir 5 mil novas moradias populares em Contagem. “Esse pode ser um

simples passo para nossa cidade, mas para andarmos mil quilômetros temos que dar o primeiro passo e começar a caminhada”, ressaltou o prefeito.

Ele ficou muito emocionado com a lembrança dos tempos em que ao lado dos pais e das irmãs não tinha uma casa própria. “Agora ninguém pode tirar vocês de suas casas. Poderão viver ao lado das pessoas que amam nos lares que vocês construíram e ainda garantiram para seus familiares o direito de herança”, disse Alex de Freitas aos agraciados.

Além de demonstrarem gratidão à prefeitura, os moradores dos bairros Estrela Dalva, Conjunto Confisco, Arvoredo, Recanto e São Mateus agradeceram o apoio da vereadora Glória da Aposentadoria. “Estou tão feliz quanto cada um de vocês, mas nesse momento temos que parabenizar também, o prefeito Alex e seu vice, William Barreiro, que em menos de seis meses de mandato desengavetaram esse sonho”, disse.

A Secretaria-adjunta Municipal de Habitação montará na próxima terça-feira (20), das 9h às 17h, um plantão na Casa Amarela do Cras para entregar os títulos às pessoas que não puderam estar presentes na solenidade desta terça.

   

REPÓRTER: Daniel Paiva   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 14/06/2017 11:30:01

Prefeitura realiza sonho da casa própria de 705 famílias