Logo
   

Transcon vistoria transporte escolar

Veículos aprovados ganham um selo que é fixado na parte superior do pára-brisa dianteiro

Elias Ramos

Com a volta às aulas, em fevereiro, uma das preocupações dos pais é com o transporte escolar de seus filhos. Em Contagem, existem hoje 320 veículos escolares legalizados que, segundo Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), estão sendo submetidos, desde o início de janeiro, a vistoria obrigatória em oficinas credenciadas pelo Inmetro.

De acordo com a Transcon, a vistoria é realizada semestralmente, sempre nos meses de janeiro e julho, e entre os itens avaliados estão os freios, o sistema elétrico, a direção e, sobretudo, àqueles ligados à segurança do passageiro/aluno, como cinto de segurança e extintor de incêndio, equipamentos obrigatórios. Na vistoria também são verificadas as condições de conservação do veículo, a parte mecânica e a caracterização do veículo que inclui faixa escolar e numeração.

Os veículos aprovados pela vistoria ganham um selo que é fixado na parte superior do pára-brisa dianteiro, com validade de seis meses. Mas, o selo não é o único sinal de que o transporte escolar está legalizado, alerta o diretor de Operações de Transporte da Transcon, Michel Torres. Conforme ele, o condutor também é avaliado e precisa apresentar, a cada dois anos, certidões civis e criminais e, anualmente, atestado de saúde. Além disso, é necessário que tenha se capacitado no curso de Transportador Escolar, oferecido pelo Sest/Senat.

Por isso, como observa Torres, "é imprescindível que quem for contratar esse tipo de serviço peça ao permissionário que apresente, além do selo, o registro de condutor e a autorização de tráfego, documentos que atestam a regularidade do transporte escolar".

Atendimento

Os pais que tiverem dúvidas e quiserem saber se o veículo é credenciado junto à Transcon podem entrar em contato com o órgão pelo telefone 3363 -5561. Já para fazer denúncias de transporte escolar "clandestino", o contato pode ser feita na Central de Trânsito: 3398 - 8565.

 

 

   

FONTE: Transcon

PUBLICAÇÃO: 19/01/2011 16:47:42