Prefeitura Municipal de Contagem
   

Procon aponta empresas com maior número de reclamações

Ranking pode ser conferido no Diário Oficial de Contagem

Elias Ramos

As reclamações são recebidas pelo Procon/Contagem

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou no Diário Oficial de Contagem (DOC) a relação das empresas com maior quantidade de reclamações em 2016. Segundo a diretora-geral do Procon/Contagem, Rariúcha Amarante Braga Augusto, os problemas mais recorrentes são relativos a compras pela internet, feitos diretamente na loja e a entrega demora, não ocorre ou chega com defeito, além da dificuldade na montagem do produto.

Também aparecem  empresas de telefonia e provedores de internet, em que as reclamações mais comuns são sobre má prestação dos serviços contratados ou cobrança indevida. O ranking traz o nome das empresas com maior número de reclamações fundamentadas atendidas, ou seja, aquelas em que o fornecedor atende a solicitação do consumidor após o contato do Procon, e as não atendidas (em que o fornecedor não atende a solicitação do consumidor).

Neste segundo caso, o consumidor tem que recorrer à Justiça. É instaurado processo administrativo pelo Procon contra o fornecedor  para análise da lesão  a seu direito  de consumidor e aplicação de sanções cabíveis contra as empresas. Os nomes das empresas com maior quantidade de reclamações podem ser conferidos pelo www.contagem.mg.gov.br (clicar no link "Diário Oficial", depois em "Edição 4123, quinta 8 de Junho de 2017 com 49 páginas"). As duas listas estão nas páginas 13 e 14.

A publicação do cadastro das empresas elaborado pelo Procon está em conformidade com o Código dos Direitos do Consumidor (CDC), Lei 160/13. O objetivo é orientar os consumidores na escolha das empresas para se relacionar. Rariúcha Augusto destaca que a divulgação tem o sentido educativo e preventivo para o momento da aquisição de produto ou serviço daquela empresa.

   

REPÓRTER: Noeme Ramos   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 13/06/2017 17:49:27