Logo
   

Prefeitura de Contagem inaugura sétima Academia da Cidade

Os equipamentos foram instalados na Praça Dona Rosa do Isidoro Amaral, à rua França Campos, no bairro Industrial

Elias Ramos

Promover a saúde através de atividades físicas, proporcionando à população uma melhor qualidade de vida. É com este objetivo que a Prefeitura de Contagem inaugurou nesta terça-feira (25), a sétima Academia da Cidade. Os equipamentos foram instalados na Praça Dona Rosa do Isidoro Amaral, à rua França Campos, no bairro Industrial.

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Fundação de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq), o programa das Academias leva atividades físicas de forma regular e gratuita a população.

Durante a aula inaugural da Academia, que contou com a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Júlia Kubitschek, a prefeita de Contagem, Marília Campos, informou os critérios para a instalação dos equipamentos. Segundo Marília, é necessário que além do espaço para a Academia, o local proporcione a prática de outra atividade física, como a caminhada. "A primeira Academia da Cidade foi instalada na Praça da Glória, agora estamos levando o projeto para todas as regiões da cidade. Temos vários pedidos para a implantação dos aparelhos, porém é necessário critérios. É preciso que exista o desejo da população em receber o projeto e que ela tenha o compromisso de manter e cuidar dos equipamentos" frisou.

Presente na inauguração, o secretário municipal de saúde, Eduardo Caldeira Penna, ressaltou que a Academia da Cidade é um projeto de promoção da saúde. "Além dos investimentos no atendimento, estamos investindo na melhora da saúde da população. No momento que as pessoas começam a fazer atividades físicas e se preocupar com a saúde, elas adoecem menos".
Em cada um dos espaços são colocados à disposição da população dez tipos de aparelhos de ginástica, que possibilitam exercícios aeróbicos e anaeróbicos dos membros superiores e inferiores. São movimentos que melhoram a flexibilidade, o fortalecimento muscular e ajudam na prevenção de doenças como osteoporose.

A presidente do Conparq, Célia Zatti, informou que além da instalação da Academia já foi realizada a revitalização da praça.

Cerca de 400 pessoas participaram da aula de alongamento e de exercícios aeróbicos. Durante a aula, foram apresentados os professores de educação física que ficarão na Academia Dona Rosa do Isidoro Amaral para orientar a população. Eles estarão no local nas segundas, quartas e sextas-feiras, de 6h às 10h e nas terças e quintas-férias, de 17h às 21h.

O aposentado e morador do bairro Industrial, Vicente Lopes da Silva, 72 anos, se comprometeu a frequentar a Academia. "Foi uma conquista para a comunidade. Vou fazer os exercícios e ajudar a preservar os equipamentos".

   

FONTE: Secretaria Municipal de Saúde

PUBLICAÇÃO: 26/08/2010 10:41:29